sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

DIFICULDADE PARA ABRIR ARQUIVOS CBR?

Boa noite, amigos. Ultimamente, tenho recebido, por comentários, reclamações de alguns frequentadores do R&QS dizendo que não estão conseguindo abrir os arquivos em CBR. São poucas as queixas, mas foram suficientes para que eu criasse esta postagem. Vou tentar ajudar a solucionar o problema. Em primeiro lugar: Sou leigo em se tratando de informática. Portanto, sugestões serão bem-vindas. Nunca tive dificuldade em abrir arquivos no formato, até pouco tempo atrás. Minha versão era antiga, e, de repente, os Scans enviados pelos colaboradores em CBR não abriam. Minha primeira alternativa, fuçando a Internet, foi recorrer ao Arquive Extractor Online, onde eu convertia os arquivos CBR em .rar(pasta compactada) A seguir, renomeava a extensão .rar  para .cbr  novamente. Na maioria das vezes, dava certo, mas às vezes, não. Então, fiz a melhor das opções: Baixei a mais recente versão do CDisplay, e, além de ter me livrado do problema,(abrir arquivos CBR) conheci uma atualização bem melhor que a antiga. Tentem seguir esses passos, amigos. Não sei se é a melhor opção, mas foi a que encontrei, e deu certo para mim. Como disse no começo, outras sugestões serão bem-vindas. Vamos insistir no CBR , pois ele já está padronizado como o formato 'oficial' dos Scans. Espero ter ajudado.Obrigado e um abraço à todos.

30 comentários:

  1. Existe uma versão melhor, que é o CDisplay Ex, é o mesmo só que com mais funções.
    http://www.cdisplayex.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito obrigado por sua dica amigo...
      super abraço...
      acabei conhecendo este novo CDisplay Ex que não conhecia...
      tenho os dois no PC e o CDisplay Ex no tablet...

      abraço forte.

      Excluir
  2. O que eu vi foi que agora vocês estão botando numa pasta e daí compactando, antes vocês compactavam só as imagens. E na net tem a versão CDisplay e a versão CDisplayEx, sendo que a primeira, pelo menos pra mim, não funcionou.

    ResponderExcluir
  3. Pessoal.
    De um tempo pra cá,tudo baixado do RockHqScan não estava abrindo aqui e esse CDisplayEx resolveu o problema.Obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  4. O CBR é o mesmo que ZIP ou RAR. O que têm de fazer é o autor do restauro salvar o arquivo em zip ou em rar e depois substituir o zip ou rar por cbr. É assim que toda a gente faz. Tem pessoal que não consegue utilizar o Cdisplay, seja na versão antiga, seja na versão recente. O processo acima descrito permite que toda as pessoas possam ler e neste momento não se consegue ler e temos de ir à internet fazer a conversão do cbr para jpg e depois substituir o zip por cbr. Duplo trabalho quando se pode evitar isso salvando os jpgs em zip. (salvando os jpgs directamenet em cbr é mais demorado...

    ResponderExcluir
  5. Eu já tive esse problema e resolvi trocando o Cdisplay que usava pelo FastStone MaxView 2.8. Além de um ótimo visualizador de cbr ele também funciona com arquivos de imagens, fotos e outros!

    ResponderExcluir
  6. Meus caros, o problema não é o CDisplay, mas sim o WinRar! Os arquivos compactados pela versão mais recente do WinRar, não se consegue abrir e visionar com o CDisplay. Não tem nada a ver com estarem numa pasta, ou serem compactados directamente. É que, o CDisplay, não tem sido actualizado ultimamente, e não suporta a compactação do novo WR. Há uma de duas coisas a fazer. Ou mudar para o CDisplay Ex, como alguns acima sugerem, ou quem quiser manter o antigo, por estar muito habituado a ele, descompactar os arquivos, e voltar a compactá-los com a versão antiga do WR, se ainda estiverem a utilizar essa, o que é muito natural.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Javal está certo, o problema é o winrar novo. Acima eu havia mencionado que o problema era estar numa pasta os que não funcionavam, realmente todos que não funcionam estão numa pasta, mas eu descompactei e compactei novamente com o Winrar antigo e funciona nos leitores mesmo estando numa pasta.

      Excluir
    2. O senhor tem razão, por isso achei uma solução em outro software, depois de tanto quebrar a cabeça, claro. Para isso vocês precisam ter o aplicativo 7-zip instalado

      https://www.7-zip.org/download.html

      E para compactar cada pasta para um arquivo ZIP e depois convertê-las para CBZ, é preciso lançar mão de três arquivos BAT (que eu mesmo escrevi, mas depois de uma pesquisa em alguns fóruns, portanto, não são de minha autoria).

      Vou deixar o link de cada um desses scripts no fim deste texto.

      1º. Você precisa copiar todas as pastas com imagens (que você pretende compactar) em uma pasta única

      2º. Depois você deve copiar esses scripts (ARQUIVOS 1, 2 e 3) para dentro dessa pasta também.

      3º. Dê dois cliques no ARQUIVO 1, ele vai compactar cada pasta dentro desse diretório em um arquivo ZIP separado (lembrando: esse script só vai funcionar se você já tiver o 7-zip instalado antes).

      4º. Depois de terminado o processo, o programa automaticamente fecha.

      5º. Dê dois cliques no ARQUIVO 2, e ele vai converter todos os arquivos ZIP em CBZ. O programa fechará automaticamente quanto terminado o processo

      OBSERVAÇÃO: o ARQUIVO 3 serve somente para converter os arquivos CBZ de volta para ZIP, fiz apenas por precaução.

      Como prometido, segue os links

      ARQUIVO 1:

      https://anonfiles.com/teTeo251u3/ARQUIVO_1_-_Zipar_cada_pasta_em_um_zip_separado_bat

      ARQUIVO 2:

      https://anonfiles.com/50T9o853uc/ARQUIVO_2_-_Converter_para_cbz_ou_cbr_bat

      ARQUIVO 3:

      https://anonfiles.com/N9T3o35cu7/ARQUIVO_3_-_Converter_para_zip_ou_rar_bat

      ESPERO TER AJUDADO!

      Excluir
    3. Pessoal, me desculpem o erro, esses links não funcionam mais, tentem baixar agora os arquivos 1, 2 e 3 (com a extensão .bat) por esse link: https://archive.org/download/bats-para-quadrinhos

      Excluir
  7. Viva amigos, ficheiros CBR são RAR renomeados e CBZ são ZIP renomeados.

    E ficheiros ZIP não são iguais a RAR. O que acontece muitas vezes é que ha gente que comprime em ZIP e em vez de renomear para CBZ, renomeiam para CBR.

    Ora alguns programas para abrir scans, quando se lhes pede para abrirem um ficheiro CBR, esperam que seja RAR (o algoritmo de compressão do RAR é diferente do ZIP), claro que quando é um ZIP renomeado, ele tenta aplicar o algoritmo de descompressão ZIP e não consegue por que é um RAR...

    Aí queixa-se que não consegue abrir o ficheiro e pronto!...

    Podem usar o Winrar para abrir os ficheiros CBR ou CBZ e verificar se são na verdade ficheiros ZIP ou RAR...:)

    Grande abraço,
    Gizmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gizmo, desculpe a minha ignorância, mas como identificar se um arquivo CBR é na verdade ZIP pu RAR?

      Excluir
    2. Boas amigo, se abrires o ficheiro CBR ou CBZ com o WinRAR, podes clickar no botão "Info" que mostra se o ficheiro é na verdade in ZIP ou RAR. :) fácil ehehe

      Excluir
  8. o problema é que ao compactar, quem o fez seja por descuido pessoal ou então por causa do próprio programa que faz a compactação, além das imagens jpg que são as páginas das revistas, vêm mais dois ficheiros estranhos e são esses dois pequenos ficheiros compactados com as imagens que impedem o leitor cbr de ler o pacote como se tratasse de um cbr comum, comigo é esse o caso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viva anónimo, a ver se consigo dar uma ajuda...
      Podias enviar-me (tralhasvarias.bd@gmail.com) um exemplo de um scan que tenha problemas?

      Abração,
      Giz

      Excluir
    2. Quais os nomes destes ficheiros?

      Excluir
  9. O JAVAL está correto.
    É exatamente o que está acontecendo comigo.

    ResponderExcluir
  10. O nome dos dois pequenos ficheiros compactados com as imagens que impedem o leitor de ler o pacote como cbr são Thumbs.db e photothumb.db, e o leitor cbr que eu uso é o comic rack.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, esses são ficheiros criados automaticamente pelo windows (o photothumb.db deve ser outro prog visualizador de imagens). Eu sempre usei o CD Display Ex (http://www.cdisplayex.com/) e nunca tive qualquer problema. O Comic Rack é fixe, mas parece-me muito pesado para o que oferece.

      Excluir
  11. Sou o anónimo com os comentários sobre os dois ficheiros estranhos nos pacotes, quero pedir desculpa pois no meu sistema de coisas parecia ser esse o problema mas não é, o problema está na compactação dos ficheiros ou inerente ao programa de compactação ou da forma como foi posta em cbr, e analisando bem a coisa parece que quem os compactou o fez para um ficheiro rar e depois mudou a extensão para cbr, e deveria era compactar só em zip e ai mudar a extensão para cbr, creio ser esse o problema, mas os downloads estão com os ficheiros intactos basta usar um descompressor como o winrar para verificar isso e se depois se comprimir para zip e depois se mudar a extensão para cbr lêem se perfeitamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boas, só para reforçar: Ficheiros RAR (criados com o Winrar) deverão ser renomeados para CBR, ficheiros ZIP devem ser renomeados para CBZ! Por favor não criem ficheiros ZIP e renomeiem para CBR, isto está errado e pode gerar confusão nos programas que lêem ficheios CBR e CBZ!

      O problema parece-me na verdade que alguns programas que abrem ficheiros CBR e CBZ, não suportam ficheiros CBR criados com a ultima versão do WinRAR (que registam o algoritmo de compressão com a versão 5).

      Isto é uma limitação dos programas que lêem CBRs. Por favor utilizem uma versão nova do programa...

      Uma vez mais o CDDisplayEx nunca me deu problemas!

      Evitem converter e recoverter ficheiros, acho que é desnecessário e causa eventuais problemas...:)

      Se precisarem de ajuda, podem entrar em contacto comigo (Gizmo - tralhasvarias.bd@gmail.com)
      Abração,
      Giz

      Excluir
  12. Javal está correto. O problema tem origem na compactação feita pelo WinRAR mais atual. Uso o Yacreader e passei pelo mesmo problema.

    Solução: descompacte o arquivo, extraindo as JPGs. Pode usar o mesmo WinRAR problemático para recompactar os JPGs, porém altere o método de compactação de RAR para ZIP (no nome do arquivo, você já pode alterar a extensão também para .cbz, se preferir).

    ResponderExcluir
  13. O que ocorre é que quando a pessoal que fez a hq coloca o arquivo jpeg na pasta, e zip as pastas toda toda, bem oque ele tem que fazer, abrir a pasta selecionar só as imagens jpeg, no próprio winrar renomeia o arquivo pra cbr ou cbz, clica em adicionar registro de recuperação e no méto do de compressão vai estar normal voc~e coloca em armazenar, não esque qudo for renomear o arquivo colocar o ponto após o nome do arquivo, exemplo... BATMAN.cbr isso resolve o problema.

    ResponderExcluir
  14. Pela minha experiência, o CDisplay não tem problemas em abrir ficheiros ZIP nomeados como CBR ou ficheiros RAR nomeados como CBZ, ou seja, o problema não é o mencionado pelo Gizmo. Talvez outros programas possam ter problemas com isso, mas não o CDisplay, que é o que eu uso.
    O problema é, conforme mencionado pelo JAVAL, a versão do WinRAR. Quem faz o upload do arquivo terá de escolher entre compactar usando a versão antiga do WinRAR e ficar com um arquivo que é o mais compatível possível, ou usar a nova versão do WinRAR e neste caso caberá a quem faz o download a escolha de mudar de programa ou então de descompactar os arquivos e voltar a compactá-los com a versão antiga do WinRAR ou com o WinZip.
    Pessoalmente, vou seguir a segunda opção por duas razões: primeiro por já estar habituado ao CDisplay e não me apetecer mudar, e segundo porque já que estou a descomprimir as imagens aproveito e apago os arquivos Thumbs.db e photothumb.db quando eles existem e de seguida uso o IrfanView para diminuir de forma automática o tamanho das imagens sem comprometer a qualidade de forma significativa, acabando por ficar com um arquivo que em alguns casos é bastante menor que o original, às vezes chega a ser menos de metade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boas, eu no TralhasVarias empacoto tudo com WinRar automaticamente e renomeio para CBR. Atencao CBR e' utilizado para indicar compressao internal CBR e CBZ para indicar que a compressao e' ZIP.

      O CDDisplayEx e' igual ao CDDisplay "normal" (cujo desenvolvimento foi descontinuado)...

      Se estas a re-comprimir para diminuir o tamanho estas a perder informacao, pelo que pode nao ser perceptivel no ecran ou tablet que usas, mas estas a a retirar ou resolucao ou a aumentar taxa de compressao jpeg ou os dois...

      Eu sugeria nao mexer nos Scans, mas claro fica ao criterio de cada um..

      Aproveito e deixo aqui um link para mais informacao:

      https://en.wikipedia.org/wiki/Comic_book_archive

      Onde estas explicado o que sao CBRs, CB7, CBZ, etc....a ultima letra corresponde 'a primeira letra da extensao que denota o tipo de compressao...

      Se nao conseguem abrir os ficheiros, experimentem o CDDisplayEx que se baseia no velhinho e desactualizado CDDisplay.

      :)

      Abraco,
      Giz

      Excluir
  15. não uso o rar para compactar gibis.o windows,em algum momento acaba corropendo o arquivo nesta extensão.zipo os gibis e depois viro para cbr.e desta forma,abre em qualquer programa especializado,sem maiores problemas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Celso, tenho tantos ficheiros RAR como ZIP corrompidos....que sao 0. Se tens problemas de corrupcao pode ser culpa ou de Virus ou de problemas na Memoria RAM eventualmente.

      RARs devem ser renomeados para CBR e ZIPs para CBZ, e' o que a ultima letra significa ;)

      Abracao,
      Giz

      Excluir
  16. Oi querido Flávio
    Desde Dezembro do ano passado eu não estava conseguindo abrir os arquivos das maravilhas postadas aqui no blog, sei que você postou muitas dicas para a solução, testei todas, o CDDisplayEx deu certo aqui, mas não gostei do resultado.
    Como uso o programa / aplicativo ComicRack no computador e no tablet, gosto muito dele e não queria abrir dessa maravilhosa ferramenta, já testei muitas outras e não gostei, por isso pesquisei muito e encontrei uma maneira de solucionar esse problema sem precisar abrir mão do meu ComicRack.
    E foi através desse video do Youtube que consegui resolver.

    https://youtu.be/yDxhM9zMwDo

    Caso alguém ainda esteja tendo problemas, fiz um tutorial baseado nesse video,talvez possa ajudar alguém.

    Instale em seu computador o programa Gonvisor.
    Abra o programa GonVisor.
    No canto superior esquerdo,clicar em ´´ARQUIVO´´ e em seguida em ´´ABRIR CBZ CBR CBA CB7 ZIP RAR ACE TZ TAR´´
    Escolha o arquivo que pretendemos converter em jpg e clique em ´´ABRIR´´
    Vá novamente no canto superior esquerdo do programa e clique em arquivo e em ´´EXTRAIR IMAGENS PARA A PASTA´´
    Onde tem o desenho de uma pastinha amarela escolha em seu computador o lugar onde as imagens serão extraidas.
    Mais abaixo marque a opção ´´EXTRAIR TODAS AS IMAGENS CARREGADAS´´ e também ´´MANTER O NOME DO ARQUIVO ORIGINAL´´.
    Mais abaixo mantenha a opção ´´FORMATO DE IMAGEM:ORIGINAL´´
    E clique em ´´OK´´
    As imagens serão extraidas para a pasta.
    Feche o programa e abra novamente, minimize na tela do computador a pasta das jpgs convertidas,selecione todas e com o cursor do mouse jogue as sobre o programa Gonvisor.Todas aparecerão na tela do programa em oredem númerica em que estão nomeadas.
    Vá no canto superior esquerdo do programa e clique na palavra ´´ARQUIVO´´, em seguida clique em ´´CRIAR CBZ/CBR COM AS IMAGENS QUE FORAM CARREGADAS´´, dê um nome ao arquivo e escolha o lugar onde ele sera criado e clique em ´´SALVAR´´
    Abrirá mais uma tela com o nome que que você deu ao arquivo, mantenha a opção ´´FORMATO DE IMAGEM ORIGINAL´´ e clique em ´´OK´´
    O arquivo estará criado na pasta que você escolheu.

    Espero que tenha ajudado.
    Beijos a todos.

    ResponderExcluir
  17. Site oficial do GonVisor

    http://www.gonvisor.com/

    Página do download:

    http://www.gonvisor.com/download-gonvisor/

    ResponderExcluir
  18. muito obrigado pelo post...
    cheguei aqui e acabei por conhecer o blog...
    obrigado, me ajudou super!

    ResponderExcluir