sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

DIFICULDADE PARA ABRIR ARQUIVOS CBR?

Boa noite, amigos. Ultimamente, tenho recebido, por comentários, reclamações de alguns frequentadores do R&QS dizendo que não estão conseguindo abrir os arquivos em CBR. São poucas as queixas, mas foram suficientes para que eu criasse esta postagem. Vou tentar ajudar a solucionar o problema. Em primeiro lugar: Sou leigo em se tratando de informática. Portanto, sugestões serão bem-vindas. Nunca tive dificuldade em abrir arquivos no formato, até pouco tempo atrás. Minha versão era antiga, e, de repente, os Scans enviados pelos colaboradores em CBR não abriam. Minha primeira alternativa, fuçando a Internet, foi recorrer ao Arquive Extractor Online, onde eu convertia os arquivos CBR em .rar(pasta compactada) A seguir, renomeava a extensão .rar  para .cbr  novamente. Na maioria das vezes, dava certo, mas às vezes, não. Então, fiz a melhor das opções: Baixei a mais recente versão do CDisplay, e, além de ter me livrado do problema,(abrir arquivos CBR) conheci uma atualização bem melhor que a antiga. Tentem seguir esses passos, amigos. Não sei se é a melhor opção, mas foi a que encontrei, e deu certo para mim. Como disse no começo, outras sugestões serão bem-vindas. Vamos insistir no CBR , pois ele já está padronizado como o formato 'oficial' dos Scans. Espero ter ajudado.Obrigado e um abraço à todos.

20 comentários:

  1. Existe uma versão melhor, que é o CDisplay Ex, é o mesmo só que com mais funções.
    http://www.cdisplayex.com

    ResponderExcluir
  2. O que eu vi foi que agora vocês estão botando numa pasta e daí compactando, antes vocês compactavam só as imagens. E na net tem a versão CDisplay e a versão CDisplayEx, sendo que a primeira, pelo menos pra mim, não funcionou.

    ResponderExcluir
  3. Pessoal.
    De um tempo pra cá,tudo baixado do RockHqScan não estava abrindo aqui e esse CDisplayEx resolveu o problema.Obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  4. O CBR é o mesmo que ZIP ou RAR. O que têm de fazer é o autor do restauro salvar o arquivo em zip ou em rar e depois substituir o zip ou rar por cbr. É assim que toda a gente faz. Tem pessoal que não consegue utilizar o Cdisplay, seja na versão antiga, seja na versão recente. O processo acima descrito permite que toda as pessoas possam ler e neste momento não se consegue ler e temos de ir à internet fazer a conversão do cbr para jpg e depois substituir o zip por cbr. Duplo trabalho quando se pode evitar isso salvando os jpgs em zip. (salvando os jpgs directamenet em cbr é mais demorado...

    ResponderExcluir
  5. Eu já tive esse problema e resolvi trocando o Cdisplay que usava pelo FastStone MaxView 2.8. Além de um ótimo visualizador de cbr ele também funciona com arquivos de imagens, fotos e outros!

    ResponderExcluir
  6. Meus caros, o problema não é o CDisplay, mas sim o WinRar! Os arquivos compactados pela versão mais recente do WinRar, não se consegue abrir e visionar com o CDisplay. Não tem nada a ver com estarem numa pasta, ou serem compactados directamente. É que, o CDisplay, não tem sido actualizado ultimamente, e não suporta a compactação do novo WR. Há uma de duas coisas a fazer. Ou mudar para o CDisplay Ex, como alguns acima sugerem, ou quem quiser manter o antigo, por estar muito habituado a ele, descompactar os arquivos, e voltar a compactá-los com a versão antiga do WR, se ainda estiverem a utilizar essa, o que é muito natural.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Javal está certo, o problema é o winrar novo. Acima eu havia mencionado que o problema era estar numa pasta os que não funcionavam, realmente todos que não funcionam estão numa pasta, mas eu descompactei e compactei novamente com o Winrar antigo e funciona nos leitores mesmo estando numa pasta.

      Excluir
  7. Viva amigos, ficheiros CBR são RAR renomeados e CBZ são ZIP renomeados.

    E ficheiros ZIP não são iguais a RAR. O que acontece muitas vezes é que ha gente que comprime em ZIP e em vez de renomear para CBZ, renomeiam para CBR.

    Ora alguns programas para abrir scans, quando se lhes pede para abrirem um ficheiro CBR, esperam que seja RAR (o algoritmo de compressão do RAR é diferente do ZIP), claro que quando é um ZIP renomeado, ele tenta aplicar o algoritmo de descompressão ZIP e não consegue por que é um RAR...

    Aí queixa-se que não consegue abrir o ficheiro e pronto!...

    Podem usar o Winrar para abrir os ficheiros CBR ou CBZ e verificar se são na verdade ficheiros ZIP ou RAR...:)

    Grande abraço,
    Gizmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gizmo, desculpe a minha ignorância, mas como identificar se um arquivo CBR é na verdade ZIP pu RAR?

      Excluir
    2. Boas amigo, se abrires o ficheiro CBR ou CBZ com o WinRAR, podes clickar no botão "Info" que mostra se o ficheiro é na verdade in ZIP ou RAR. :) fácil ehehe

      Excluir
  8. o problema é que ao compactar, quem o fez seja por descuido pessoal ou então por causa do próprio programa que faz a compactação, além das imagens jpg que são as páginas das revistas, vêm mais dois ficheiros estranhos e são esses dois pequenos ficheiros compactados com as imagens que impedem o leitor cbr de ler o pacote como se tratasse de um cbr comum, comigo é esse o caso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viva anónimo, a ver se consigo dar uma ajuda...
      Podias enviar-me (tralhasvarias.bd@gmail.com) um exemplo de um scan que tenha problemas?

      Abração,
      Giz

      Excluir
    2. Quais os nomes destes ficheiros?

      Excluir
  9. O JAVAL está correto.
    É exatamente o que está acontecendo comigo.

    ResponderExcluir
  10. O nome dos dois pequenos ficheiros compactados com as imagens que impedem o leitor de ler o pacote como cbr são Thumbs.db e photothumb.db, e o leitor cbr que eu uso é o comic rack.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, esses são ficheiros criados automaticamente pelo windows (o photothumb.db deve ser outro prog visualizador de imagens). Eu sempre usei o CD Display Ex (http://www.cdisplayex.com/) e nunca tive qualquer problema. O Comic Rack é fixe, mas parece-me muito pesado para o que oferece.

      Excluir
  11. Sou o anónimo com os comentários sobre os dois ficheiros estranhos nos pacotes, quero pedir desculpa pois no meu sistema de coisas parecia ser esse o problema mas não é, o problema está na compactação dos ficheiros ou inerente ao programa de compactação ou da forma como foi posta em cbr, e analisando bem a coisa parece que quem os compactou o fez para um ficheiro rar e depois mudou a extensão para cbr, e deveria era compactar só em zip e ai mudar a extensão para cbr, creio ser esse o problema, mas os downloads estão com os ficheiros intactos basta usar um descompressor como o winrar para verificar isso e se depois se comprimir para zip e depois se mudar a extensão para cbr lêem se perfeitamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boas, só para reforçar: Ficheiros RAR (criados com o Winrar) deverão ser renomeados para CBR, ficheiros ZIP devem ser renomeados para CBZ! Por favor não criem ficheiros ZIP e renomeiem para CBR, isto está errado e pode gerar confusão nos programas que lêem ficheios CBR e CBZ!

      O problema parece-me na verdade que alguns programas que abrem ficheiros CBR e CBZ, não suportam ficheiros CBR criados com a ultima versão do WinRAR (que registam o algoritmo de compressão com a versão 5).

      Isto é uma limitação dos programas que lêem CBRs. Por favor utilizem uma versão nova do programa...

      Uma vez mais o CDDisplayEx nunca me deu problemas!

      Evitem converter e recoverter ficheiros, acho que é desnecessário e causa eventuais problemas...:)

      Se precisarem de ajuda, podem entrar em contacto comigo (Gizmo - tralhasvarias.bd@gmail.com)
      Abração,
      Giz

      Excluir
  12. Javal está correto. O problema tem origem na compactação feita pelo WinRAR mais atual. Uso o Yacreader e passei pelo mesmo problema.

    Solução: descompacte o arquivo, extraindo as JPGs. Pode usar o mesmo WinRAR problemático para recompactar os JPGs, porém altere o método de compactação de RAR para ZIP (no nome do arquivo, você já pode alterar a extensão também para .cbz, se preferir).

    ResponderExcluir
  13. O que ocorre é que quando a pessoal que fez a hq coloca o arquivo jpeg na pasta, e zip as pastas toda toda, bem oque ele tem que fazer, abrir a pasta selecionar só as imagens jpeg, no próprio winrar renomeia o arquivo pra cbr ou cbz, clica em adicionar registro de recuperação e no méto do de compressão vai estar normal voc~e coloca em armazenar, não esque qudo for renomear o arquivo colocar o ponto após o nome do arquivo, exemplo... BATMAN.cbr isso resolve o problema.

    ResponderExcluir