sábado, 2 de junho de 2012

PARA 'ALGUNS'(EU DISSE 'ALGUNS') QUE ESTÃO COMEÇANDO:

"Pessoal,antes de mais Nada:Não sou nenhum Expert em Scans e Restaurações.Tenho ainda muito que aprender.Muito menos sou Líder de Qualquer Movimento de Escaneadores e Restauradores.Mas algo tem me Incomodado e a Alguns Amigos e Frequentadores desse Blog,que tem me Enviado E-Mails se Queixando.Têm Surgido,nos Últimos Meses,novos Blogs de Scans de Quadrinhos.Até aí,Ótimo,Maravilhoso,dou Total apoio pela Iniciativa.Mas Alguns deles(Eu disse 'Alguns') tem se Auto-Intitulado Autores de Scans Alheios,desse e de outros Blogs.Tenho Consciência que,a partir do Momento que Postamos Algo na Internet,aquilo deixa de nos Pertencer e passa a ser de Todos.Mas o 'Máximo' que Pedimos é Consideração nos Créditos.Caramba,passamos Horas Escaneando e Restaurando esses Gibis(.Lembrem-se:A Maioria dos Scans Postados aqui tem no Mínimo 84 Páginas.) Não entendo qual a Finalidade de tal atitude,já que,reconheço um Scan meu à 'Milhas de Distância'.Podem até 'Pintar de Preto',fazerem Restaurações Mirabolantes que eu Sei:'Esse Scan foi eu Quem Fiz'.E o Pior:Tem 'Gente' que,Além de não dar Crédito,apaga os Créditos do(s) Blog(s) da Capa do Scan e Coloca os do Blog dele.O Engraçado é que um desses 'Espertinhos',quando Posta um Scan,a Princípio dele,coloca em quase todas as Páginas a Marca de seu Blog.Caras,se Liguem.Existe um Código de Ética entre os Escaneadores e Restauradores(Não Combinado) de Darem entre si os Devidos Créditos.Não dar Créditos,ou Pior,apagá-los,só serve para queimar Filme,pois não só o Autor do Scan,mas também quem Frequenta os Blogs Identifica-os na Hora,podem Acreditar.Eu,Particularmente,fico Super- Contente de Ver um Scan meu Postado em Outros Blogs,E tenho o Mesmo Sentimento de Postar Trabalhos desses Outros Blogs.Pessoal,esse Texto pode parecer Antipático.Pensei muito Antes de Postá-lo,mas foi  Necessário Fazê-lo.Quem Escaneia e Restaura,vai Entender os Motivos de tê-lo Escrito.Acho que o Amigo que Segue e Frequenta também.E quero deixar bem Claro,mais uma Vez:Esse Texto não é para Todos que estão Começando,mas para Alguns(Poucos)  que Teimam em Persistir no Erro relatado.Espero que entendam meu Ponto de Vista.Alguns Talvez discordem,mas faz Parte.Qualquer coisa,estou por Aqui.'Cartas para a Redação!' E Vamos Somar!"

22 comentários:

  1. O pior de tudo, é que, também para quem saca, faz o download da mesma coisa 2 ou 3 vezes; ou, não se sabe o que é original ou já saiu há algum tempo e ja existe, e portanto, o que vale a pena fazer download ou não... se o arquivo for modificado ainda pior, porque não dá para procurar duplicados por tamanho, crc etc... Só por isso as pessoas deviam anunciar os créditos perto do link ANTES do download.

    ResponderExcluir
  2. Faço minhas as palavras do Flávio...tenho visto isso acontecer...me incomoda e olhe que os scans não são meus, mas de amigos de outros blogs...poxa,será que custa ao postar no seu blog, fazer constar que quem escaneou foi fulano ou cicrano? Acho que um pouco de bom senso se faz necessário...uma vez ou outra esquecer tudo bem, mas no dia a dia complica...

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Só quem fez a restauração de uma revista velha e amarelada sabe o trabalho que dá, supondo que neste processo gastamos em média 3 minutos por página, teremos 3 x 84 = 252 minutos por revista, ou seja perdemos mais de 4 horas. É um ponto de honra entre os scanzeiros que o crédito deve ser dado à quem merece. Muitas vezes o povo nos tacha de piratas, mas ninguém fala do trabalho que temos, por exemplo o hulk 32 da RGE que postei a algum tempo, estava com a capa rasgada (na época se tinha o pessimo hábito de colar brindes na capa,por isso é quase impossivel encontrar esta edicao com a capa intacta) então eu tive que usar a edicao americana pra recuperar o desenho da capa.

    ResponderExcluir
  6. vou dar uma sugestão de leigo no assunto, na hora que tão escaneando não tem como pôr uma marca nas páginas identificando o scaneador, ou só na capa então...assim o o scaneador seria valorizado. Eu já vi algo assim, inclusive o cara botou o nome dele onde vai os créditos das histórias, tipo assim: argumento: fulando de tal, desenhos: fulano de tal; scans: fulano ou site tal.

    ResponderExcluir
  7. Esses "vampiros" realmente são um saco...
    Fora quem entra no Blog todo dia, baixa tudo e nem diz um "- valeu, obrigado, otário". Quem nos motiva são os poucos amigos, e nosso amor pela Nona arte e pelos Scans...
    Infelizmente existem esses caras, que são a praga da Net.
    Não somos PIRATAS, somos "geradores de conteúdo", pois estamos disponibilizando material antigo, para que a nova geração conheça essas revistas e os mais antigos, possam relembrar, sendo que TODOS possam ter o material disponível.
    Deve sim existir uma "ÉTICA" para não virar bagunça...
    E para esses que roubam os links e os Scans para construir seus próprios BLOGs, etc... sugiro que compre um Scanner, ou traduza a edição original : Cara, você vai sentir muito mais prazer ao ver um trabalho ORIGINAL E INÉDITO, feito por você, ficar disponível ( provavelmente vão roubar o seu link também, brother... ). E pare de gozar com o pau dos outros !
    Desculpe o desabafo galera !

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Que síndrome: a indústria não quer o scaner, e o scaneador não quer o scaner do scaner... Internet é informação livre: posta quem quer, baixa quem quer; alguns reconhecem os créditos dos scans, outros não... Exigir créditos é quase tão ilógico quanto exigir qualidade ou regularidade nos scans... É território livre, deveríamos saber lidar com isso.

    ResponderExcluir
  10. Ng tá exigindo crédito, mas "dando uma idéia". O problema Flávio, é que isso acontece desde a "aurora" do scans, grupos grandes armaram guerra por causa disso, e faziam sem nem ficar vermelhos, apagando créditos e tudo mais.

    No começo eu fiquei assim igual a vc, e me incomodava muito. Com o tempo eu apenas procurei não tomar ciencia disso. Hoje em dia não coloco que fui eu quem fez tal scans, apenas o nome do meu blog.

    Mas, sei pq nao querem dar credito, isso é facil de entender. As pessoas não querem que outro saiba onde é a fonte de que quem baixe ali, vá direto a fonte e ele acha que vai perder visitantes. Quem faz muito isso sao blogs que procuram ganhar dinheiro com seus blogs. Perad de visitante, perda de dinheiro.

    Um motivo ético para se colocar de onde pegou os scans é divulgar justamente esse blog, para que as pessoas sim o conheçam e conheçam outros scans, já que nem tudo é "roubado".

    Mas isso tudo é relativo, afinal quem pirateia os piratas?

    Não esquente a cabeça Flávio. Só posso te dizer que acontece agora e vai acontecer sempre, pois "espertos" nascem todo dia.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. nem esquenta flávio.também já aconteceu comigo,de eu me lascar prdigitalizar um gibi e deixá- com uma aparência mais apresentávele postá-los em algun blogs,para depois ver que um preguiçoso que provavelmente nem sabe operar um scanner,coisa que até criança consegue.apega o fruto do meu trabalho para divulgar essa obras de arte de grandes nomes como john& sal buscema,kurt shaffenberger,otto binder e tantos outrtos que infelismente são esquecidos pela editoras em que trabalhavam,alguns morreram pobres ,sem ter seu trabalho reconhecido.nós somos meros apresentadores desses maravilhosos artistas com os quais até aprendi a desenhar, no tempo em que internet era uma utopia.seum ou outro ibecil quer taxar o meu esforço para divulgar esses artistas como seu,que asssim seja.mal ou bem, otrabalho foi divulgado

    ResponderExcluir
  14. me desculpem oe erros de português,afinal,aś vezes fico tão p da vida que acabo escrevendo errado.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Flavio,

    Já nem esquento mais com isso... Cansei de ver scans em que gastei dias pra finalizar, postado em outros blogs sem nenhum crédito, ou mesmo com um "Autor desconhecido".

    Restauro revistas por que gosto e compartilho por que acho importante essa garotada ter acesso ao que de melhor já foi publicado em quadrinhos, não faço pra agradar ninguém, nem pra ter "audiência" no blog. Aliás, determinado tipo de "visitante" queira mesmo é que me deixassem em paz.

    Então é assim, enquanto for divertido pra vc manter o blog, bola pra frente irmão!!!

    ResponderExcluir
  18. Pessoal,obrigado à todos Pelo Apoio e Críticas.Só não Aceito e Nunca vou Aceitar Insultos Pessoais.Críticas são Bem Vindas tanto Quanto Elogios.E os Comentários com Insultos Apaguei Mesmo.E Sempre que Acontecerem o Farei.De qualquer Maneira é Sempre o Mesmo Palhaço.Acho que é vc quem quer aparecer,pois todos já Conhecem sua Fama.Não vou Citar o seu Nome,pois vc e Todos Sabem de quem estou Falando.

    ResponderExcluir
  19. Bom, não sei se é ao Onomatopéia que o Gibiteka se refere, mas como até hoje só vi lá colocar "Autor Desconhecido", vou tomar como se o comentário fosse dirigido a mim, se n~çao foi, desculpe. Mas, coloco autor desconhecido pq algumas vezes pego scans em blogs que não deram creditos, e não há nenhuma indicação de quem fez o scan.

    Me preocupo em colocar "autor desconhecido" pq mostra que há uma utor que não sou eu. A pessoa pode muito bem ir lá nos comentarios (como já aconteceu) e dizer que foi ela quem fez o scans. Tb pode ser pura distração. Ng está livre.

    Mas, se nao foi se referindo ao Onomatopéia Digital, desconsidere este comentário.

    ResponderExcluir
  20. é o que está a contecendo bem agora co os scans do shazam .que postei com exclusividade para o flávio.alguns blogs estão postando meu trabalho, que teve a colaboração essencial do flávio,com os créditos apagados e como disse o flávio,podem até pintar de preto que eu reconhço meus scans.

    ResponderExcluir