terça-feira, 19 de março de 2013

UMA 'CARTA' EMOCIONANTE:


 
Senhores, permitam-me contar um pequeno depoimento a respeito desta revista:
Depois que descobri que muitas revistas de quadrinhos antigas estão sendo escaneadas e disponibilizadas na internet, completei uma coleção que não pude realizar quando adolescente. Hoje tenho uma coleção de muitas revistas clássicas guardadas em meu computador. Certo dia me veio uma curiosidade. Lembrei-me da primeira revista que meu saudoso pai comprou pra mim (eu tinha 10 anos) e pensei em reencontrá-la escaneada na grande rede virtual. Porém, eu só lembrava de quatro coisas:
1 - O nome do personagem da revista: CAPITÃO AMÉRICA;
2 - Que, na história principal ele andava de moto;
3 - Que, numa das histórias havia alguém chamado “VAR LAR” (não sei como depois de 30 anos ainda me lembrava desse nome);
4 - Eu não me lembrava da capa da revista, mas da 1.ª contra-capa nunca consegui esquecer: Uma propaganda de dois bonecos (um herói e um vilão), da antiga Estrela, da famosa série de brinquedos FALCON. Talvez por causa de minha infância pobre, quando passei noites e noites imaginando possuir aqueles brinquedos (mas nunca consegui) seja a razão de nunca tê-los esquecidos (ficaram grudados em meu subconsciente para sempre).
Bem, como o personagem CAPITÃO AMÉRICA é muito conhecido no Brasil e teve centenas de revistas, em diferentes editoras (e eu não lembrava da capa), como poderia reencontrar essa revista?
Mas foi divertido tentar reencontrá-la. Das quatro pistas acima comecei pela 4ª, pois as três primeiras não davam pra chegar a lugar nenhum (existem centenas de revistas do Capitão América, existem centenas de histórias em que ele usa moto, e o nome “Var Lar” não tem ligação com nada conhecido – mesmo assim, ainda tentei descobrir algo ligado a esse nome, porém sem sucesso).
Então resolvi explorar a pista 4. Tentei descobrir em que período a Estrela fabricou os bonecos FALCON. Isso ocorreu no inicio dos anos 80 (entre 1980 e 1982). Já era alguma coisa. Fui atrás de descobrir quais revistas do Capitão foram publicadas nesse período.
Encontrei uma lista. Fui olhando todas as capas, tentando reconhecer a que eu procurava. Ainda pensei que talvez ele estivesse de moto na capa, mas não deu certo. Fui novamente atrás do misterioso nome “VAR LAR”. Eu me lembrava claramente que a história onde esse nome aparecia era uma história muito estranha e parecia envolver o passado remoto, com esquisitos animais.
Peguei toda a lista das revistas do período citado e fui olhando a relação das histórias (eu também lembrava que a história onde aparecia o tal “Var Lar” ficava no final da revista).
Foi aí que me deparei com uma história esquisita envolvendo o Homem de Ferro. O nome da história era “Duelo na dimensão negra”. Será que a revista era essa? Passei um bom tempo olhando a capa da revista e pouco a pouco ela me foi parecendo familiar.
Tentei descobrir se havia algum “scan” dela, e para minha satisfação, logo a encontrei (CAPITÃO AMÉRICA, Nº 14, JULHO DE 1980, EDITORA ABRIL). Depois que fiz o download, muito emocionado, comecei a folheá-la. A primeira coisa que vi foi os tais bonecos FALCON na 1.ª contra-capa. Puxa! Que coisa interessante!
E na primeira história, lá vinha o Capitão montado numa moto. Corri para a última história. Para minha surpresa, quando apareceu um certo herói na tal “dimensão negra”, o nome dele era VAL LAR! Eu errei por uma letra, hehehe!
Minha investigação tinha chegado ao fim (durou menos de um mês, mas foi muito emocionante).
Obrigado por tudo, amigos. Vocês são realizadores de sonhos.


Download,Sinopse e Créditos de Capitão América 14:







12 comentários:

  1. Obrigado pela emocionante 'carta',Moacir.Eu fico muito satisfeito em poder 'realizar sonhos' como o seu.Criei o Blog exatamente com essa intenção.Pensei:Para quê ter uma coleção de revistas amareladas e deterioradas se não posso nem abrí-las que as páginas soltam todas,apesar de todo o cuidado?Por quê não digitalizá-las e melhor ainda:Lançá-las na Internet,para que todos possam usufruir dessas Edições,difíceis de se encontrar e quando se consegue,o preço é mais salgado que Bacalhau na Páscoa?E o retorno emocional,acima de tudo,não têm preço.Fazer a alegria da galera é muito legal.Algumas revistas,ou os Scans delas, nos fazem viajar no tempo e lembrar nitidamente de fatos e imagens marcantes de nossa vida.E se alguém como você,expressa essa emoção em comentários,o sentimento de missão cumprida é muito satisfatório.Pode acreditar que nossa alegria(Escaneadores,etc...) é ainda maior.Obrigado pela participação e confiança em nosso trabalho.Espero(ou esperamos)continuar proporcionando mais alegrias como a sua.O esforço é grande,mas muito compensador,apesar das dificuldades 'conhecidas'.Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia amigo, depois desta carta falar mais o que !, VIVA as SCANS !! VIVA !! OS ESCANEADORES, QUE NOS PROPORCIONA ESTA ALEGRIA DE VOLTAR NO TEMPO, COM MUITA EMOCAO E ALEGRIA,
    !! A VOCES ESCANEADORES O MEU MUITOOOOO OBRIGADOOOO
    HELIO

    PS.; E VAMOS QUE VAMOS.... SO DEUS.....

    ResponderExcluir
  3. Amigão, eu também tenho um sonho: quando era pequeno uma tia minha deu-me uma revista enorme de grande (era grande o seu formato)dos superamigos. Nela haviam batalhas espetaculares. Todos os super heróis em batalhas. Só tenho lembrança de uma página onde um índio pega um arco bem grande e coloca-o nos pés e com as mãos ele segura a flesha para atirar em um inimígo. não tenho mais lembranças. Achava que fosse uma com o seguinte nome: As Orígens dos Super Vilôes, mas não é! Marcou-me muito em minha infância, pois foi a primeira vez que entrei em contato com os superheróis como Super Man!!!
    Obrigado

    ResponderExcluir
  4. continuando,, EXISTE O DIA DO ¨ ESCANEADOR ¨ ?? se nao, a galera poderia fazer em votacao o dia do escaneador, neste dia eles estariam de folga nao postando nada pra ninguem ¨ só na beira da praia pescando, ?? hahaha
    seria uma forma de homenagear voces que fazem este grande trabalho.

    ResponderExcluir
  5. Bonito conto hehehe. Essas revistas realmente marcaram nossas vida, o período em que podíamos compra-las nas bancas, e hoje o que nos restas devido, na minha opinião, a decadência da qualidade atual das HQ é esse trabalho que o flavio e muito outros fazem (o flavio falou das revista que realmente agente nem pode ler com medo de rasgar páginas já envelhecidas - mas mesmo assim eu não teria coragem de danifica-las, e isso só aumenta o respeito por quem o faz pensando em algo maior, na coletividade ) de perpetuar uma boa fase de nossas vidas e que esse material foi de suma importância para tal.

    ResponderExcluir
  6. Que historia emocionante!!! PArabéns!!! Também tenho várias lembranças da minha infancia quando acho algo familiar... Mais uma vez parabéns e muito obrigado pelo trabalho!!!

    ResponderExcluir
  7. Que legal! Onde saiu essa carta, Flávio? Saiba que vcs, escaneadores, merecem cada centavo emocional recebido por esse trabalho. Eu mesmo já apelei a você quando procurava desesperadamente a edição de Jaspion fotonovela que não encontrava em lugar nenhum, e vc, claro, conseguiu encontrá-la. Algo parecido com a história do Moacir aconteceu quando eu procurava uma edição de Grandes Heróis Marvel dos anos 80 que me foi muito marcante, pois ela trazia as origens de 4 heróis que adoro: Thor, Surfista, Punho de Ferro e Mestre do Kung Fu. Depois de um certo tempo de procura consegui downloadeá-la. Graças aos grandes escaneadores e restauradores do Brasil! Um abraço a todos!

    ResponderExcluir
  8. È isso aí,não existe motivo melhor pra se manter um Blog como esse em atividade...minha faixa etária(43)se identifica muito com essa sensação de tentar reviver emoções simples ,porém marcantes da infancia..muito legal!Parabens Moacir e Flávio...

    ResponderExcluir
  9. Confesso que isso me acontece com frequência aqui pela net: esse reencontro com a memória, um lance proustiano que agradaria aos estudiosos de letras, se eles não fossem em geral preconceituosos com os quadrinhos - e mesmo com a internet, algumas vezes. Não importa. Devemos continuar aproveitando esse espaço (esse "não-lugar", como diriam os citados estudantes) para reencontrar essas imagens que marcaram infância, adolescência ou mesmo alguns poucos anos atrás, momentos que quadrinhos, cinema, música, animações, livros, enfim, arte e narrativa nos trazem de volta. Umberto Ecco dizia que quadrinhos contêm a eternidade, e é verdade. De todas as artes, é a que melhor demonstra isso. Aproveitemos, portanto, enquanto ainda não censuraram nossas memórias...

    ResponderExcluir
  10. Muito legal sua carta, Moacir. E pode ter certeza que há outras histórias emocionantes como a sua que agora, graças aos scans, estão tendo o devido final feliz. É o trabalho dedicado de pessoas como o Flavião que faz estes sonhos se realizarem. Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  11. Puxa, que surpresa, amigos! Mais uma vez, obrigado por este grande projeto. O filósofo Marcelo Marat resumiu bem e apontou uma das misérias intelectuais da nossa época: o desprezo e preconceito de certos estudiosos com os quadrinhos. Se essa geração "lek lek" de hoje amasse os quadrinhos como nós amamos, certamente o mundo seria muito, muito melhor.

    ResponderExcluir
  12. Amigos fico feliz em ver que não sou o unico que sente saudades,minha primeira revista foi Capitão America e Homen Aranha contra o Gargula Cinzento,lembro de tudo então ainda não reli mas ja baixei e guardei. Valeu !

    ResponderExcluir