segunda-feira, 16 de abril de 2012

HULK E INDIANA JONES-PLÁGIO?

O filme "Indiana Jones e a Última Cruzada" (1989) foi escrito com base em dois gibis do Incrível Hulk lançados em 1977. O fã do Hulk Cláudio Leyria nos conta esta história com todas as provas na tela.…

9 comentários:

  1. Róliudí é assim, os caras vivem mesmo de saquear os outros. GUERRA NAS ESTRELAS é um plágio descarado de NOVOS DEUSES, de Jack Kirby (isso também mereceria um comentário aliás, prova é o que não falta!), a trama do primeiro EXTERMINADOR DO FUTURO foi "roubada" de um arco dos X-men (Dias de um Futuro Esquecido), e ROBOCOP é tão parecido com DEATHLOCK (criado pela Marvel nos anos 70) que ainda não sei como ninguém nunca citou essas semelhanças!

    ResponderExcluir
  2. Adriano, eu acho que o Exterminador do futuro é anterior à saga dos X-Men citada. Quanto ao Robocop, acho que ele é mais baseado no Batman que propriamente no Deathlock, embora ambos sejam ciborgues.

    ResponderExcluir
  3. A Saga dos X-Men é antes de Exterminador do Futuro. E o próprio Deathlock inspirou o Exterminador. É, gente, a Marvel é fonte inesgotável de filmes. Ainda bem.

    ResponderExcluir
  4. Bacana o artigo, bem resumido, e ele explicou detalhadamente prezando por depoimentos do Spielberg, muito bom!

    Não tinha visto o Steven falar do Bana, mas sempre mantive aqui (se pá tem no artigo do blog do verdão referente ao Hulk do Ang Lee) que o ponto forte do Hulk de 2003 é a química entre Bana e Nick Nolte, nunca vi nada igual (nem no Hulk de 2008 com o Edward Norton tem isso) o diálogo entre pai e filho, e a reação do público foi fantástico, ambos respeitaram.

    Nesse Vingadores finalmente veremos um novo Banner, mas sempre mantendo suas caracteristicas como ele é visto recentemente nas hqs.

    Hulk Esmaga!

    ResponderExcluir
  5. Na arte, nada se cria, nada se perde - tudo se copia...

    ResponderExcluir
  6. Flávio, obrigado por ter postado este meu documentário. Aqui em São José dos Campos, a galera já tá alvoroçada e o número de exibições no YouTube não para de crescer. Tenho certeza que o Rock Scans ajudou muito nisso. O azar dos produtores de Indiana Jones é que eles foram se inspirar justamente no meu gibi favorito do Hulk, meu herói desde 1978, quando eu tinha 9 anos. Eu fiquei feliz com o ocorrido porque também sou fã de Indiana Jones, da lenda do Santo Graal, de Steven Spielberg, de George Lucas. De repente, tudo se direcionou para um mesmo ponto, que foi o filme "A Última Ceruzada". Cada coisa que acontece...

    ResponderExcluir
  7. Leyria,eu que Agradeço.Realmente,são Impressionantes as Semelhanças entre as Duas Obras.E seu Documentário é Realmente Muito Bom,indo Direto ao Ponto e esmiuçando os Detalhes.Fiquei muito Satisfeito em Postar seu Ótimo Documentário.Parabéns e Muito Obrigado.Um Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Só pra não restarem dúvida sobre minhas afirmações: Novos Deuses é de 1971, Guerra Nas Estrelas de 1977; Deathlock é de 1977, Robocop de 1987; E Dias de um Futuro Esquecido é de 1980, Exterminador do Futuro é de 1983. Que aliás, como bem observado pelo Leyra, também tem traços de Deathlock. Embora eu ache que as coicidencias DeathLock/Robocop vão muito alem do fato de serem cyborgs, cyborgs já haviam antes (como o Homem de Seis Milhões de Dólares). A semelhança no caso está na crítica social de ambas as séries. Deathlock (o original)era de um futuro próximo (final do século XX), um militar que é morto, e daí usam seu corpo para ser um novo operativo militar. Sua memória é apagada, e ele segue uma programação rígida. Mas com o tempo suas lembranças voltam e ele supera sua programação, se voltando contra seus criadores. O Robocop segue um caminho semelhante, a diferença é que ele é um tira, ao invés de soldado. A história se passa também num futuro não muito distante. Enfim, daria pra fazer um "documentário" igual o Leyra mostrando cenas dos gibis do Deathlock com o Robocop, tem até a sequencia em que o Robocop executa o bandido que está apontando uma arma na cabeça de uma refem, Deathlock fez antes!

    ResponderExcluir
  9. Robocop deriva de Oitavo Homem uma serie japonesa dos anos 60

    ResponderExcluir