Ao contrário do que se imagina, as histórias de Conan, o bárbaro criado por Robert E. Howard, não tiveram sua primeira adaptação pela Marvel, em agosto de 1970. A primeira empreitada do universo hiboriano nos quadrinhos aconteceu no México, nas páginas de "Cuentos de Abuelito" ("Histórias do Vovô"), da Corporacion Editorial Mexicana S.A. CEMSA, entre 1952 e 1953. Conan e Bêlit começam a aparecer na edição #8 (1952) e ficam até o número #61. Um fato curioso é que os números #10 e #12 adaptaram a parte final da saga de Howard, mas Bêlit sobrevive para viver mais aventuras. Depois, passou a estrelar revista própria - "La Reina de la Costa Negra".
Outro fato notável é que Glenn Lord, dono do espólio de Howard nos anos 1970, alegou não saber nada sobre a publicação latina.
Contudo, o mais curioso, talvez, seja o fato de que as histórias eram centradas em Bêlit, a rainha da Costa Negra, e não em Conan. Ele era apenas um coadjuvante nas histórias da pirata Bêlit, e era loiro. Os Corsários Negros foram transformados em vinkings, o navio Tigress virou "Venganza". As histórias eram escritas por Loa e Victor Rodriguez, Raphael Silvaquiros e Riol de Man; desenhadas por Salvador Lavalle e Hector Gutierrez (que assinava "Hecky"), além de J. Kastro e A. Ramirez.
Nessa décima edição, na história 'A maldição da Ilha da Caveira', Bêlit ordena aos tripulantes de seu navio "Vingança" que direcionem a embarcação rumo à Ilha da Caverna da Caveira. Motivada a obter para si os famosos tesouros de Rabik, a corsária, juntamente com seus auxiliares Conan, o cimério e Yanga, o escudeiro, enfrentarão a terrível ameaça dos homens-lava.
Tradução e Diagramação: Kall- Caverna da Caveira
Saiba mais sobre o Conan 'Mexicano' em Caixa de Gibis
Agradecimento: Toca do Calango
Download
Vivendo e aprendendo, valeu!
ResponderExcluirEu é que agradeço pela referência!
ResponderExcluirEu sou fã de Conan das antiga e não conhecia essa versão mexicana,vou dar um olhada e procurar mais postagens...Valeu mermão!!!!
ResponderExcluir